sábado, 12 de janeiro de 2008

Polícia Municipal é viável ?

Interessante a proposta do deputado federal e presidente do DEM nacional, Rodrigo Maia, segundo a qual, nas cidades com mais de 500 mil habitantes seriam criadas polícias municipais.

Esse papo de que a incumbência de cuidar da segurança pública é exclusiva das unidades da federação já está ultrapassado. É Conversa fiada esse jogo de empurra. Temos que seguir os exemplos que obtiveram êxito, como dos EUA, que possuem várias polícias.

Serviços públicos de qualidade nunca são demais para o cidadão que vive revoltado por tanto pagar e quase nada receber em troca. É nas cidades que a gente vive. Nada mais justo que o chefe do executivo municipal dê as coordenadas sobre a política de segurança para o município.

Costumeiramente vemos Brasil afora conflitos relativos ao emprego de força estadual em determinadas ocasiões, quando o prefeito solicita mas, se o evento não é ligado à governança estadual, nada feito. Nenhum efetivo é disponibilizado. Historicamente, sabemos que as PM são milícias umbilicalmente ligadas ao governador de plantão. E isso, nenhum militar de alta patente contesta. Que as nossas PM tenham um maior efetivo e estrutura ninguém é contra, porém, segurança pública nunca é demais.

Décio Neves.

Um comentário:

RESENHA NORDESTINA disse...

Parabéns pelo blog e pelos artigos, Décio Neves. São atitudes como esta que tornam possível um maior debate sobre temas diversos entre a sociedade. Nenhum tipo de ação que possa melhorar a segurança pública é irrelevante, e a criação de uma polícia municipal não é diferente. Agora é preciso cuidado com os moldes dessa criação e, principalmente, com a atenção que o próprio governo municipal reservaria à instituição. Não adiantaria criar e não ter o devido cuidado na formação dos policiais, na remuneração e no aparelhamento do órgão, entre outros. Um abraço!
Érico